segunda-feira, julho 28

ESTÁ PREPARADO PARA O PERÍODO CRÍTICO DE INCÊNDIOS FLORESTAIS?















Verifique se está devidamente preparado para a época de incêndios florestais deste ano (http://www.dgrf.min-agricultura.pt/portal/prevencao-a-incendios-dfci):

Tenho o mato limpo, à volta da minha casa, num raio de 50 metros, para proteger a minha casa e criar uma zona de segurança para os bombeiros poderem fazer o seu trabalho.

Tenho as botijas de gás de reserva e as vazias longe de casa.

Tenho o telhado limpo de folhas, ramos, pinhas e carumas.

Tenho o caminho de acesso à minha casa, com o mato limpo numa faixa de 10 metros para cada lado.

Tenho os armazéns e locais onde tenho os animais, com uma faixa de protecção de 50 metros sem matos.

Tenho os montes de lenha afastados da minha casa.

Tenho as palhas guardadas num lugar onde o terreno está limpo à volta, sem matos e ervas.

Tenho as árvores à volta de minha casa desramadas e os ramos de umas não tocam nos ramos das outras.

Tenho o quintal sem ervas secas e sem folhada seca.

Tenho um sítio para fazer compostagem para não ter de queimar os restos das culturas e da jardinagem.

Tenho a relva do meu jardim devidamente cortada.

Tenho as chaminés protegidas com um sistema anti-fagulhas.

Já falei com os meus vizinhos que têm propriedades que confinam com os caminhos de acesso à minha casa, para que limpem os matos numa faixa de 10 metros, para cada lado, para se for preciso accionar um plano de fuga eu poder sair em segurança com a minha família.
Com estes trabalhos e acções fiquei mais protegido, tenho a minha casa mais segura e o risco é menor.Assim é mais difícil ver os meus bens serem destruídos pelo fogo!


9 comentários:

Haere Mai disse...

Querida amiga! Não só de poesia vive o teu blog. Fico-te grata por todas as informações sobre prevenção que aqui nos deixas.O saber não ocupa lugar, e é gritante ver todos os anos as nossas árvores devastadas pelo fogo.Amo a natureza! doi-me ve-la arder. Beijo verde pinho num céu azul.

poetaeusou . . . disse...

*
prevenir
para não remediar,
,
elucidativo post,
,
bem-hajas,
,
*

Maysha disse...

Obrigada pelas oportunas informações.
É gritante ver a natureza arder e eu amo a natureza.
Para ti, minha doce amiga, um beijo de luz

Pedro Branco disse...

Ainda bem que há pessoas com a sua consciência. Não estou preparado é para ser bombardeado com as notícias do costume...

sonhos disse...

Ainda bem que existem pessoas para falar nestes assuntos. Todos os anos se repetem se chama a atenção, mas parece não ser suficiente.
Devemos todos preservar a natureza.

Bjs

Sininho disse...

De olho sempre aberto
=D

Um beijinho*

Vieira Calado disse...

É sempre bom relembrar úteis conselhos.
Bom fim de semana

O Profeta disse...

Cuidados a ter em conta...por todos...



Doce beijo

Sérgio Figueiredo disse...

Um agradecimento especial pela visita e comentário deixado no meu blog.

Retribuindo a visita, é com muito prazer que visito o teu espaço o que, desde já elogio, pelo post que, evidência a tua preocupação, o teu "lembrar os outros" e a tua sensibilidade preventiva à situação, drástica, de todos os anos... o Fogo.
Quero visitar-te mais vezes para ler os teus outros post´s que, o muito pouco que vi, têm muito de poesia e sentimentos.

Bom Fim-de-Semana
beijo amigo